30 de abril de 2012

A chegada do filhote

É  natural que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias. Assim, é importante ser compreensivo, carinhoso  e atencioso com ele  neste  período de transição para facilitar sua adaptação.

O preparo do ambiente : promovendo conforto e segurança para o filhote

Conforto- É importante  que o filhote tenha um local só dele, onde sinta-se seguro e confortável. Todos os cães precisam de uma cama limpa, seca e quente, além de espaço minimo para se exercitar e fazer suas necessidades fisiológicas.Esta área deve ser sombreada e bem ventilada,porém sem correntes a de ar e friagem.Forneça  água fresca  e em abundância.

Segurança- Uma vez que os filhotes são muito curiosos e não conhecem muito bem os perigos que os cercam, é importante bloquear o acesso a fios elétricos, plantas, escadas e produtos de limpeza.

A primeira noite
 É comum um filhote chorar por sentir falta  da mãe e irmãozinhos. Assim, deixe-o dormir próximo de você até que ele se sinta seguro. Porém, cuidado para não dar atenção ao filhote cade vez que ele chorar ou ainda coloca-lo na sua cama, pois  isto só reforçará este  comportamento indesejável.
 Se possível, coloque um garra de água morna com um pano, que pode ter sido retirado do canil e terá o cheiro de dua mãe, para que ele se sinta mais protegido. Relógios mecânicos podem simular os batimentos cardíacos maternos e ajuda  na primeira noite.

Nenhum comentário: